The Academic Society (TAS)

The Academic Society Journal (TASJ)

©2019 por The Academic Society (TAJ)

Aplicação da técnica óptica de Moiré de sombra para análise de deformação nos mancais cerâmicos de um Dispositivo de Assistência Ventricular (DAV)

Costa AVL e Fujita IK

RESUMO

Os Dispositivos de Assistência Ventricular são equipamentos utilizados como auxílio ao bombeamento de sangue para pacientes em fase avançada de insuficiência cardíaca. No contexto do desenvolvimento destes dispositivos, surgem as bombas centrífugas implantáveis, caracterizadas por um bombeamento contínuo de sangue através de um rotor apoiado em dois mancais cerâmicos de contato. Tais mancais cerâmicos de contato também são úteis para diminuir o atrito entre os mancais e o rotor, facilitando o movimento rotativo deste. A técnica de Moiré de Sombra consiste em posicionar apenas uma grade à frente do objeto, que serve como grade referencial. A sombra da grade projetada sobre o objeto gera uma segunda grade, que neste caso trabalha como grade objeto, e que interage com a grade referencial para formação das franjas padrões de Moiré. Deste modo, obtêm-se imagens, as quais são tratadas por meio dos softwares ImageJ e Idea. O tratamento das imagens consiste em selecionar a região de interesse e melhorá-la de forma que possibilitem o levantamento gráfico de perfil do mancal em questão. A proposta deste trabalho é analisar as deformações dos mancais, visto que há possibilidade de contaminação sanguínea devido ao desgaste por atrito, por meio da velocidade de giro do rotor, material e força de contato entre o eixo rotor e os mancais, utilizando a técnica óptica de Moiré de Sombra e, deste modo, verificar a viabilidade da utilização desta técnica como método alternativo e de baixo custo de analisar deformações.

Palavras-chaves: Dispositivos de Assistência Ventricular, insuficiência cardíaca, mancais, moiré de sombra, técnicas óticas, deformações.