The Academic Society (TAS)

The Academic Society Journal (TASJ)

©2019 por The Academic Society (TAJ)

Sociedade Latino Americana de Biomateriais e Órgãos Artificiais (SLABO)

ANDRADE AJP

EDITORIAL

Foi com grande satisfação que aceitei escrever este editorial para a revista científica “The Academic Society Journal”, um novo e importante meio de divulgação dos trabalhos científicos sul-americanos e até mesmo de outros países, uma vez que é possível a publicações em português, espanhol e inglês. Esta revista é também um meio importante para a divulgação dos trabalhos apresentados nos Congressos de Engenharia e Ciências Aplicadas nas Três Fronteiras (MEC3F), evento anual que acontece na cidade de Foz de Iguaçu, Paraná, Brasil, com apoio do Parque Tecnológico Itaipu, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Este editorial tem a função de informar os leitores desta revista que o MEC3F conta desde já com o apoio da Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Órgãos Artificiais e Engenharia de Tecidos a SLABO, tornando-se um evento satélite da SLABO. Este apoio se dará através da divulgação dos eventos entre os sócios da SLABO, participação dos pesquisadores em palestras ou aulas nas áreas científicas específicas da SLABO, envio de trabalhos científicos de seus membros ao MEC3F além de receber trabalhos científicos dos leitores desta revista para serem apresentados nos congressos organizados pela SLABO. Informações sobre atuação da SLABO podem ser encontradas no site: www.slabo.org.br.

 

O que é a SLABO:
Ela é uma sociedade civil sem fins lucrativos que reúne profissionais ligados à pesquisa, ao desenvolvimento, teste e utilização de biomateriais e órgãos artificiais em diferentes aplicações clínicas, incluindo aqueles que utilizam engenharia de tecidos para sua construção. Na sua relação de membros constam os nomes dos principais pesquisadores e profissionais das áreas biológicas e tecnológicas, atuantes no campo da Engenharia, Medicina, Odontologia, Farmácia, Biologia, Veterinária e de Química ligados à área de biomateriais e órgãos artificiais, dos países latino americanos, dos Estados Unidos, Canadá e até países europeus.

Contando um pouco da história da SLABO:
A necessidade de profissionais que atuavam em Biomateriais e Órgãos Artificiais em se organizarem de modo a propiciar melhores oportunidades de contato, de discussões técnicas, de troca de idéias e de opiniões culminou na organização de alguns eventos científicos no Brasil. Esses encontros revelaram a necessidade de se congregar toda essa massa crítica em uma Sociedade, que intermediasse de forma sistemática e em ambiente favorável essas interações. Nesse contexto, como oportunidade para a concretização desse objetivo, foi sugerida a realização em Belo Horizonte, do I Congresso Latino Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais (1º COLAOB), entre os dias 10 e 13 de dezembro de 1998, ocasião em que foi realizada uma assembleia geral de fundação da SLABO e o presidente do 1º Colaob se tornou o presidente da SLABO. Os congressos foram acontecendo e, em suas assembleias gerais, novas diretorias da SLABO foram empossadas. Veja uma relação desses eventos e os novos presidentes da 
SLABO:
1º COLAOB, 1998, Belo Horizonte, MG – Presidente: Leonardo Lanna Wykrota;
2º COLAOB, 2001, Belo Horizonte, MG – Presidente: Aron José Pazin de Andrade;
3º COLAOB, 2004, Campinas, SP – Presidente: Cecília Amélia de Carvalho Zavaglia;
4º COLAOB, 2006, Caxambú, MG – Presidente: Glória Dulce de Almeida Soares;
5º COLAOB, 2008, Ouro Preto, MG – Presidente: Marivalda de Magalhães Pereira;
6º COLAOB, 20010, Gramado, RS – Presidente: Luís Alberto Loureiro dos Santos;
7º COLAOB, 2012, Natal, RN– Presidente: Clodomiro Alves Júnior;
8º COLAOB, 2014, Rosário, Argentina – Presidente: Marcos Pinotti Barbosa;
Em 2015, devido ao falecimento do Prof. Marcus Pinotti, seu Vice-presidente se tornou
Presidente: Marcus Vinicius Lia Fook
9º COLAOB, 2016, Foz do Iguaçu, PR – Presidente: Carlos Roberto Grandini;
10º COLAOB, 2018, João Pessoa, PB – Presidente: Marcus Vinicius Lia Fook;

 

Alguns dos trabalhos apresentados nestes congressos foram selecionados e seus autores foram convidados a enviarem uma versão completa de seus trabalhos para serem revisados e publicados em números especiais da revista Artificial Organs, vejam os editoriais escritos nestas revistas em referências 1, 2, 3 e 4.

 

Como a SLABO está comemorando este ano seus vinte anos de sua fundação, ela ganha um presente, está podendo participar dessa importante iniciativa de grupos de grande relevância para a pesquisa e ensino da América dos Sul, o evento Mec3F e a revista “The Academic Society Journal”. O que nos faz ficar muito agradecidos. Obrigado em nome da SLABO.

 

Referências:
1- Andrade, AJP; Pinotti, M. First Latin American Congress for Artificial Organs and
Biomaterials, Artificial Organs 2000;24(3):167.
2- Andrade, AJP; Pinotti, M. 2
nd First Latin American Congress for Artificial Organs and
Biomaterials, Artificial Organs 2003;27(5):397.
3- Andrade, AJP. 4
th Latin American Congress for Artificial Organs and Biomaterials,
Artificial Organs 2008;32(4):261.
4- Andrade, AJP; Bock EGP. Selected Contribution from the 6
th First Latin American
Congress for Artificial Organs and Biomaterials, Artificial Organs 2011;35(5):435-6.