título: O protagonismo do Instituto Federal de São Paulo no acesso gratuito ao conhecimento

autor(s): santos, b.j. & BOCK, E.G.P.

EDITORIAL: O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo (IFSP) (antiga Escola de Aprendizes e Artífices, Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, e Escola Técnica Federal de São Paulo), é uma instituição pública federal que compõe a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica / Setec do Ministério da Educação (Brasil). É uma instituição multicampi, especializada na oferta de educação científica, tecnológica e profissionalizante nas diferentes modalidades de ensino, básico, superior e pós-graduação, com base na conjugação de conhecimentos científicos, técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas. O IFSP possui natureza jurídica de autarquia, detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar. Busca a excelência em seus cursos de nível médio integrado ao ensino técnico, cursos técnicos concomitantes ao ensino médio, graduação nas modalidades licenciatura, superior em tecnologia, bacharelados e engenharias, além de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Atualmente, o IFSP possui mais de 40 mil alunos matriculados nos 37 campi distribuídos pelo estado de São Paulo.

O câmpus São Paulo do IFSP tem a sua história intimamente relacionada a do próprio IFSP por ter sido a primeira das escolas deste sistema educacional a entrar em funcionamento. Como centro criador de ciência e tecnologia e com a vasta experiência e competência acumuladas em sua extensa trajetória, o câmpus São Paulo do IFSP tem capacidade para proporcionar aos seus estudantes uma visão crítica do conjunto do sistema e do processo produtivo e para contribuir com a educação brasileira, praticando a educação como efetivo fator de desenvolvimento humano e social.

Os cursos oferecidos no câmpus São Paulo do IFSP são totalmente gratuitos e o ingresso se dá por meio de diferentes formas:

• CURSOS DE CURTA DURAÇÃO - Os cursos de curta duração são voltados para profissionais que precisam aprender uma nova aptidão específica, ou se aprofundarem em determinada atividade, em um período de tempo menor;

 

• CURSOS TÉCNICOS - O estudante pode optar por um dos oito cursos oferecidos no câmpus São Paulo. O curso técnico tem por objetivo habilitar o estudante a exercer uma profissão técnica de nível médio;


• GRADUAÇÃO - O câmpus São Paulo oferece 16 cursos superiores, divididos entre cursos de tecnologia, licenciaturas e bacharelados abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente; e


• PÓS-GRADUAÇÃO - O câmpus São Paulo possui oito cursos de pós-graduação, divididos entre Lato Sensu e Stricto Sensu oferecidos aos candidatos que já concluíram o ensino superior.

Os alunos do câmpus São Paulo do IFSP têm acesso à diversas pesquisas científicas executadas por professores-pesquisadores nas ciências exatas, humanas e engenharias. Essas pesquisas complementam o conhecimento dos alunos e apresentam uma nova perspectiva de como o processo de ensino / aprendizagem pode ser conduzido de forma a obter ganhos de desenvolvimento pessoal e intelectual indelével aos alunos impactados.

Foi no câmpus São Paulo do IFSP que, em 2012, se juntaram três pesquisadores para a fundação da The Academic Society, assim como, atualmente, o corpo editorial da revista é em grande parte constituído por pesquisadores que em algum momento desenvolveram as suas competências nesta instituição.

Nesse contexto, o câmpus São Paulo do IFSP é um ecossistema completo (ensino médio, técnico, graduação, especialização, mestrado, assimilação da metodologia cientifica, processos de inovação e vínculo com a indústria) e de amplo acesso (totalmente gratuito, com cotas raciais no processo seletivo e auxílio permanência para os alunos de baixa renda) para desenvolver o aluno e entregar um cidadão crítico e ativo na sociedade, e somente por meio disso, é possível evoluir o nosso país nas várias esferas de infraestrutura, governança e inovação. Isso demonstra a relevância do câmpus São Paulo do IFSP dentro do Brasil e a extrema importância de defender a sua existência em momentos sombrios.


A História está repleta de pessoas que, como resultado do medo, ou por ignorância, ou por cobiça de poder, destruíram conhecimentos de imensurável valor que, em verdade, pertenciam a todos nós. Nós não devemos deixar isso acontecer de novo ”.


Carl Sagan

CITAÇÃO: Santos, B. J. & Bock E. G. P. Editorial: O protagonismo do Instituto Federal de São Paulo no acesso gratuito ao conhecimento. The Academic Society Journal, 3(4) 300-301, 2019. DOI: doi.org/10.32640/tasj.2019.4.300.